HISTÓRIA
É no futsal que o Espírito Santo detém seus principais títulos de nível nacional, primeiro em 1982 (à época, ainda como futebol de salão), quando a seleção capixaba sagrou-se campeã brasileira juvenil, e depois em 1992, com o Saldanha da Gama vencendo a Taça Brasil de Clubes, também na categoria juvenil. Arquibancadas lotadas, expectativa e emoção.
Essas são as algumas das características do futsal no Estado. Conquista e interação faz parte da jornada da FESFS, que tem apoio de clubes tradicionais, como Álvares Cabral, Saldanha da Gama, dentre outros, e agremiações novas, como Jardim Limoeiro, Forte, Aest, Unesc (Colatina) etc.
Antes da fundação da FESFS, o futsal (à época, ainda como futebol de salão) era vinculado a FACE, entidade que contava com mais de dez equipes em quatro modalidades esportivas, sendo presidida no seu último ano por Eulier Favaro Machado.
Mesmo com o sucesso conquistado dentro e fora do Estado, a FACE acabou por fechar suas portas, trazendo inúmeras preocupações aos capixabas, amantes do esporte. Para que não houvesse paralisação no ainda chamado futebol de salão, foi necessário buscar apoio na Federação de Futebol de Campo (FDE), então presidida por Luiz Gabeira.
Foi então que Nilo Etienne Duarte começou a fazer parte na história do esporte. Ele atuava na assessoria da entidade e passou a tomar conta dos esportes de quadra, realizando todos os campeonatos de futebol de salão. Os anos de glória da FESFS foram no início da década de 90.
Nesse período, o futsal capixaba realizava jogos o ano todo em todas as categorias, desde o fraldinha, nome carinhoso dado ao quadro de 9 a 10 anos, ao principal. O Campeonato Brasileiro de Seleções foi também um dos que marcaram a trajetória da Federação, pois estiveram presentes as principais equipes do país.
Nesse mesmo período, a seleção brasileira jogou no Estado, com enorme afluxo de torcedores ao ginásio do Álvares Cabral. Em 2003, o professor Roberto de Oliveira Silva novamente assumiu a presidência, e, apesar de algumas dificuldades, a FESFS retomou os campeonatos.
Hoje a FESFS conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), que, através da Lei Jaime de Navarro, ajuda nas taxas de arbitragem e premiação das competições, e a marca esportiva Dalponte, que arca com os materiais usados nos torneios. Atualmente, vários municípios, até mesmo do interior do Estado, participam dos campeonatos realizados pela FESFS.
Colatina, Linhares, João Neiva, Iúna, Cachoeiro de Itapemirim, Nova Venécia, Castelo, São Mateus, além da Grande Vitória, têm alguma equipe que participa das competições de futsal em alguma das categorias: iniciação, pré-mirim, mirim, sub15, sub17, sub20, principal e máster, nas modalidades masculinas ou femininas. A sede da Federação fica na Avenida Princesa Isabel, nº 15, no Centro de Vitória, Edifício Martinho Freitas, sala 1906. Ela é mantida pelos clubes filiados, e conta com mais de 1.000 atletas federados. Os campeonatos estaduais da categoria adulta são realizados desde 1956. No quadro abaixo podemos conferir todos os campeões do campeonato mais importante da FESFS, o Estadual adulto masculino.
Missão
A nossa missão é tornar o Futsal cada vez mais forte e competitivo, voltando a ser representado nas Taças Brasil de Clubes, e Campeonatos Brasileiros de seleções com respeito por nossos adversários, com apoio da mídia Escrita, Falada e Televisada, abrindo assim caminhos para investimentos de patrocinadores fortes acreditando que o Futsal pode ser visto como Esporte de maior crescimento no cenário Esportivo, sendo atrativo para investidores, com a maior visibilidade do Estado.
Precisamos ter no nosso Estado novos atletas que servirão de referencias como em anos anteriores foram descobertos no Futsal e hoje despontam ate mesmo em Seleção Brasileira, damos alguns exemplos: Burú, Mão, Pierre, Bruno Malias, Duda e etc.
Acreditamos poder ser novamente um esporte de referencia para novos valores, especialmente atletas Jovens que no futuro serão novos Valores das quadras e dos gramados brasileiro e ate mesmo internacional, como Foi Maxsuel, Sávio, Giovani e etc. Porém necessitamos da ajuda e apoio de todos que tenha o Futsal como um esporte apaixonante e que mais cresce no País.